O Dia Mundial da Mulher foi celebrado na Faeterj Petrópolis com mais uma edição do evento "Escutatórias: Vozes Femininas". Nesta edição tivemos a participação das meninas do Projeto JornADA, ação integrante do MulherADA - projeto contínuo da Faeterj Petrópolis que visa promover e ampliar a atuação de meninas e mulheres nas carreiras de inovação e tecnologia.
O grupo fez uma visita técnica ao LNCC, participou de um café da manhã oferecido pela instituição e, em seguida, conheceu as instalações do supercomputador Santos Dumont, junto ao técnico Robson Fernandes; As meninas também puderam visitar a biblioteca do LNCC, onde as servidoras Patrícia Vieira e Genilda Roli apresentaram o acervo e conversaram sobre importância da leitura e da determinação nos estudos para a construção de uma carreira na área tecnológica.
Logo após a visita, as jovens retornaram à Faeterj Petrópolis, onde foi realizada uma roda de conversa sobre o encontro e algumas projeções: quais os sonhos e expectativas delas em relação ao Projeto JornADA e também a suas jornadas individuais? A reunião teve momentos bastante sensíveis e reafirma a necessidade desses encontros para troca, conversa e escuta entre mulheres, a fim de repensarmos nossos papéis e responsabilidades em um mundo que caminha a passos lentos - porém firmes - em direção à tão almejada equidade de gênero.
Agradecemos aos servidores do LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica - pela receptividade; a diretora da Faeterj Petrópolis Lucimar Cunha; a Mirene Ximenes e toda a equipe de acompanhamento das meninas; Roberto Roli, diretor da Extensão da Faeterj Petrópolis; Gloria Correia, educadora parceira da Faeterj Petrópolis e Lúcia Helena Xavier, pesquisadora do CETEM - Centro de Tecnologia Mineral, presente em nosso encontro.
A realização do evento foi do Núcleo de Sustentabilidade e ESG da Faeterj Petrópolis, com apoio da Quipo Tech e da Physis Engenharia.
A Faeterj Petrópolis deseja que todas as meninas e mulheres tenham sua voz e seus direitos cada vez mais reconhecidos e respeitados. E que as meninas nas ciências possam trilhar seus caminhos com tranquilidade, tendo a oportunidade de construir, junto aos meninos, um futuro inovador, mais brilhante e mais justo.
Feliz dia Internacional das Mulheres!
Comments