Na última sexta-feira (28), foi publicado no Diário Oficial: Petrópolis agora é oficialmente a Capital Tecnológica do estado do Rio de Janeiro!
Esse título é um marco histórico para o desenvolvimento da cidade e do estado, reconhecendo o papel essencial que a região vem desempenhando no avanço da ciência, inovação e tecnologia.

Uma parceria de histórica e de peso entre instituições como o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a Faeterj Petrópolis, tem sido fundamental nessa trajetória. Uma é federal, a outra estadual — e juntas, fortalecem o ecossistema de inovação.
Entre os grandes ativos da cidade está o Supercomputador Santos Dumont, instalado no LNCC desde 2015 e dedicado à pesquisa cientifica brasileira
Esse gigante figura dentre os mais poderoso computadores dedicados à ciência na América Latina e permite:
✔️ cada vez mais projetos científicos atendidos
✔️ Simulações mais complexas de fenômenos físicos, sociais e econômicos
✔️ Treinamentos avançados de IA
✔️ Resultados mais rápidos para os cientistas do Brasil inteiro!
Em visita ao LNCC, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou: "Agora a atualização do Santos Dumont é o primeiro passo para tornar Petrópolis a Capital Nacional da Inteligência Artificial."
Além disso, a cidade também inaugurou recentemente o Hub de Computação Quântica, sediado na Faeterj Petrópolis, em parceria com o LNCC, o Tribunal de Justiça do RJ e os municípios de Petrópolis, Macaé e Niterói.
A Faeterj Petrópolis, unidade da Faetec e equipamento público do Estado do Rio de Janeiro, tem papel central nesse ecossistema — especialmente na qualificação e capacitação de mão de obra e no Projeto do Distrito de Inovação de Petrópolis.
Esse reconhecimento valoriza a cidade, fortalece sua vocação tecnológica, atrai investimentos e gera empregos qualificados.
Petrópolis agora é referência!
🚀 Inovação
💡 Tecnologia
🤝 Colaboração
🌎 Futuro
Comentarios